didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















GUIA para AUTODIDATA

Para ser sincera, não posso dizer que a receita à seguir vai atender as necessidades de todos, mas vou deixar um roteiro que pode ajudar quem está começando o caminho de aprendizagem deste lindo idioma.

1. Pense sobre a razão pela qual quer aprender idioma: necessidade profissional ou pessoal, uma paixão inexplicável pela língua russa ou uma simples curiosidade? A resposta para esta pergunta vai ajudar você escolher o melhor caminho.

2. Este blog dá dicas como aprender a língua russa sem gastar nada. Será que isso é possível? Sim, é possível. Se você resolveu optar por trilhar este caminho você deve ter muita disciplina e perseverança. Se você tem ótimo conhecimento de inglês, terá muito mais facilidades, pois os materiais em português são escassos. Mas eles existem!!! Uma seleção destes sites poderá ser vista neste link.

3. Então, por onde começar? É essencial aprender as letras do alfabeto russo. Neste link você encontrará as vídeo-aulas com as regras de leitura e de pronúncia, dicas de como memorizar os sons das letras e até um vídeo com som de cada letra do alfabeto.

4. Você pode julgar esta dica estranha, mas ao meu ver o seu próximo passo deve ser a busca de canais de TV russa e estações de rádio russo on-line. Com certeza você não vai entender o que as pessoas estão dizendo, mas o seu cérebro vai começar a captar informação. Depois de algum tempo você conseguirá detectar as palavras russas que tem origem estrangeira e que sua pronúncia lembra muito as palavras em português. Para entender melhor quais são estas palavras, por favor, leia este post.

5. Outro passo importantíssimo é obter alguns dicionários. Visite os links a seguir para conhecer um ótimo dicionário gratuito on-line e também um dicionário eletrônico que você pode baixar e instalar no seu computador ou celular. Veja nos links a seguir alguns dicionários português-russo (e vice versa) em papel, Guia de conversação russo-português que estão a venda no Brasil.

6. Com o passar de algum tempo, terá a necessidade de digitar em russo, então saiba as soluções propostas para você poder digitar em russo no seu computador, como adaptar seu teclado e como digitar online com auxilio de sites que poderão ser úteis quando você está usando os computadores de terceiros que não são adaptados para russo.

7. Aprendizagem de russo exige muito trabalho e esforço, portanto para se manter motivado(a) sugiro que você leia as informações curiosas sobre cultura russa e sobre língua russa.

8. Após estes passos você deve se sentir mais confiável, pois já possui muitas ferramentas essências. Ai dedique seu tempo para aprender com calma as letras do alfabeto e faz o próximo passo - assiste seleção de vídeos com legendas.

9. Quando você souber todas as letras e analisar os materiais de outros sites, volte visitar meu blog e leia outros posts sobre a gramática da língua russa, as regras de conjugação de verbos e declinação.

10. No caso que você aprende por causa da necessidade profissional ou pessoal você provavelmente terá prazos para chegar ao nível necessário (ou desejável) e por isto sugiro que você procure logo alguma escola de russo ou professor particular de russo que ensina idioma russo na sua cidade. Se você já tentou achar, mas não conseguiu, você pode recorrer às aulas particulares de russo via Skype ou MSN. Não descarte esta oportunidade, mesmo que a primeira vista isto pode parecer estranho, este tipo de ensino traz bons resultados. Uma das professoras mais conhecidas que oferece este serviço e já possui ótimos resultados comprovados é a professora Olga Koldaeva. Maiores detalhes: https://sites.google.com/site/cursoseaulasderusso/metodologia-de-ensino

Boa sorte!

15 comentários:

mandie- disse...

Nossa, esse blog é otimo! Estava procurando e em enfim.. achei! Muito obrigado e parabéns!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Excelente. Parabéns pela quantidade de informação útil.

Rodrigo Paiva disse...

blog maravilhoso !

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA! Mesmo!

Unknown disse...

Melhor blog para aprender o idioma sozinho. Bastante conteúdo com qualidade!

Unknown disse...

Parabéns pela forma concisa e precisa com que conduz o iniciante em um roteiro útil para qualquer estudo de línguas. Após dois meses analisando se iniciaria ou não o estudo de russo, o seu blog forneceu um forte incentivo!!! Obrigado e continue a divulgar com a mesma suavidade o seu conhecimento, ele será muito útil, como já está sendo!!!

Unknown disse...

Yuliya,, eu sou seu fã!!!
Que obra maravilhosa!!! Obrigado por ter tomado essa decisão de se dedicar ao Russo!! Tenho certeza que você vai impactar milhares de pessoas no Brasil com seu talento ainda!!! E no que depender de mim eu vou te ajudar! Abraços!!!!

sha kunai disse...

Esse blog é tudo de bom pra quem esta começando!! Obrigada por todas as dicas!!

Anônimo disse...

Qual livro vc acha mais completo para quem quer aprender sozinho? Com bastante exercícios e diálogos comuns do dia a dia. спасибо!

Unknown disse...

Muito bom, me surpreendo a cada lida aqui.

Medicina Veterinária disse...

Como faço para obter o restante das lições? Quanto custa?

Unknown disse...

Olá, estou começando a aprender russo, sozinho, qual livro vc recomenda mais, sei que tem vários. A dificuldade que estou tendo é achar um curso completo, pois no youtube, os vídeos são dispersos e nem sempre passo a passo. Obrigado, parabéns pelo site.

Lourenço Junior disse...

Честитам, ваш рад је веома занимљив.
Писмо које сматрам ефикасним у учењу језика.
1.Знати глаголе и посебно неправилне.
2.Тренирајте изговор разговором, музиком и филмовима.
3.Врло добро проучите граматику.
Остатак. Ствари су проширивање речника.

Anônimo disse...

Спасибо!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Arquivo do blog