didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Programa que vai ler em russo qualquer texto russo

Pessoal,
Desejo a todos um ano maravilhoso. Preparei uma informação preciosa para dar de presente neste primeiro dia do ano que acabou de começar.

Já encontrava antes programas semelhantes, mas a voz era artificial de mais. Os programas que vou indicar hoje me surpreenderam de verdade, pois a voz parece ser bastante natural. As versões abaixo são versões demo, por isso possuem funcionalidade limitada, mas pode ajudar na leitura de pequenos textos.

Ao meu ver o melhor programa para ler os textos russos é este - Nuance.com (limitado a 140 caracteres com espaços, somente com voz feminina). Fiz alguns testes e ele apresentou melhor desempenho - este programa obedece as principais regras de fonética russa.

O programa Acapela é um pouco menos natural, mas serve para textos e frases simples - Acapela-group.com (limitado a 200 caracteres com espaços, somente com voz feminina)

Um site interessante é Linguatec.de. Lê textos em 21 idiomas, em 32 vozes. (limitado a 250 caracteres com espaços, somente com voz feminina)

Tem mais um - Loquendo.com  (limitado a 500 caracteres com espaços, com uma voz feminina (não recomendo) e uma voz masculina (mais rcomendada), o programa salva um arquivo wav no seu computador que você pode ouvir a qualquer momento.) Porém, este programa me pareceu menos natural e ainda não sei para que mas eles colocam uma música de fundo. Indico ele por oferecer a leitura na voz masculina.

Quero avisar que vocês devem tomar cuidado quando o texto contem números que não são escritos em palavras, pois nem sempre estes programas conseguem acertar as declinações. Também estes programas nem sempre conseguem detectar a leitura da letra "Ё". Outra sugestão é ouvir as mesmas frases usando mais de um programa.

Acho que alguns de seus amigos podem se interessar por este programa, então, por favor, indicam no seu Facebook, Orkut ou por e-mail. Conto com vocês na divulgação de conhecimento.

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Arquivo do blog