didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Cuidado com a escolha de presentes na Rússia


Sim, isso mesmo. Você sabia que seu presente pode ser traiçoeiro e ao invés de ajudar pode atrapalhar o relacionamento com a pessoa a quem você pretende dar este presente? Pois é, na Rússia existe uma lista de "presentes proibidos", ou os presentes que não serão bem-vindos se não forem combinados anteriormente entre as partes. Quero reforçar - que os conselhos a seguir não se aplicam caso você tem certeza que a pessoa a ser presenteada não liga para estes superstícios ou quando o presente foi combinado com a pessoa anteriormente, mas caso contrário, evite presentear os russos com os seguintes itens:

1) nada de objetos afiados, perfurantes ou cortantes - as facas, as tesouras e similares estão fora da lista. Algumas pessoas acreditam, que a pessoa que recebe terá problemas de relacionamento na família e no serviço. No caso de ser um presente pré-combinado, a pessoa que recebe, pode pagar algumas moedas, assim, acredita-se que vai evitar as problemas, pois seria como se fosse comprando o objeto.

2) os relógios também devem ser evitados, pois algumas pessoas acreditam, que a amizade acaba assim que o relógio parar ou quebrar.

3) as toalhas e os lenços prometem brigas

4) quando seu presente for uma bolsa ou carteira, deve deixar algumas moedas dentro dela, caso contrário, isto pode ser interpretado como votos de miséria

Existem também certas regras de bom senso:

1) o presente não deve lembrar nenhum problema físico ou emocional da pessoa - nada de balanças nem livros de dietas para os quem está acima de peso, da mesma forma que você não daria um MP3 player para um surdo.

2) evite dar animais como presente.

3) nada de itens de higiene, nem coisas íntimas (como lingerie, por exemplo) para as pessoas que não são íntimas para você.

4) perfumes e maquiagem também são reservados para as mulheres íntimas.

5) evite presentear as mulheres com bebidas alcoólicas ou acessórios para fumantes, mesmo quando sabe que ela fuma ou aprecia certas bebidas.

6) se optar por presentear com um livro, seria melhor colocar um cartão e não assinar. Você pode assinar se for autor do livro.

Se alguém lembrar de mais coisas, peço que postem em comentários.

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Arquivo do blog