didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Presenteando com as flores na Rússia


Em muitos paises do mundo presentar com as flores é uma situação comum em diversas ocasiões, porém, certas regrinhas variam de um país para outro.

Portanto vou começar com uma observação ESSENCIAL para não fazer feio. Lembre-se: a tradição russa exige um número ímpar de flores (OBS - um número par de flores somente é comprado para levar no funeral ou no semitério). Se você mesmo(a) pretende montar um buque, então observe que todas as flores devem estar em evidência para que uma flor escondida no meio não crie a falsa impressão de número par de flores...

Lembre se que para presentear com as flores não precisa de nenhuma ocasião especial, mas caso o homem quer dar para sua amada simplesmente para alegrar seu dia, então seria bom descubrir se ela realmente gosta das flores e quais são as suas preferidas.

Outras dicas para quem está presenteando

Na Rússia durante as epocas frias do ano é possivel que o buque comprado numa das lojas pode receber uma embalagem adicional para proteger as flores do frio. Antes de entregar este buque tire este papel e deixe somente o papel celofane, pois tirá-lo não é necessário. Entregando o buquê, você deve mantê-lo em sua mão esquerda com as flores para cima. A mão direita deve estar livre para cumprimentos. É de bom tom dizer algumas palavras gentis na hora de entregar e não somente passar o buque.

Dicas para quem recebe

Evite largar as flores do lado e não se esqueça deles. Após de receber as flores seria bom agradecer e em seguida desembrulhar e colocar no vaso na mesma sala onde ocorre o encontro, mas não em outros lugares.
Evite as frases do tipo: "Não precisava gastar tanto dinheiro", "Isto não era necessário".

Linguagem das cores de flores.

rosa - amor;
vermelha - paixão;
amarela - separação, traição;
azul - a ternura, a contemplação, tristeza;
branco - inocência

Apesar que nem todas as pessoas dão muita importância para este detalhe das cores, eu sugeriria evitar presentear com as flores amarelas, a não ser que você pretende anunciar o fim do relacionamento ou outro tipo de despedida.

Para finalizar quero deixar mais uma dica. Sei que muitos leitores do meu blog têm suas caras metades na Rússia e elas vem para o Brasil para conhecer pessoalmente a família e o país, então, seria legal recepcioná-las com as flores diretamente na saída do aeroporto. Sei que não é comum aqui no Brasil, mas na Rússia é bem visto. Alias, se não fizer isto, a pessoa pode até estranhar ou achar que você não deu muita importânica a sua chegada. (Obs. - isto é valido mais para a chegada das mulheres que dos homens)

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Arquivo do blog