didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Ferramenta gratuita de conjugação e declinação

Prezados leitores,

Resolvi dar um destaque maior para uma ferramenta que já indiquei em algumas lições, mas que pode passar despercebida. Ela está disponível online e é gratuita. O link que quero deixar aqui: http://newstar.rinet.ru/morph.htm leva para uma página de aparência simplíssima, porém que irá dar um auxílio inestimável.

Quando você acessar a página pelo link acima, eis o que vai ver:


Em verde destaquei "English", é onde você pode clicar caso tenha a facilidade melhor de ler em inglês que em russo. Depois você pode digitar qualquer palavra russa que encontrar sem se preocupar se a mesma é declinada, conjugada, etc... Pois é, observe exemplo abaixo:


Neste exemplo usei a palavra "идущего" e a ferramenta me mostrou que esta palavra é proveniente de verbo "идти" que possui aspecto imperfeito, também com símbolo "´" está mostrada a vogal da sílaba tônica, depois o verbo é conjugado na voz passiva e ativa em todos os tempos verbais e ao final é dada a declinação da palavra pesquisada. OBS.: Dei destaque e comentários em verde, eles não aparecem no site

Você pode fazer isto com qualquer palavra nova que encontrar.

Obs.: observei algumas limitações e pequenas falhas eventuais desta ferramenta, porém, mesmo assim, acho ela bastante útil, principalmente, para autodidatas. Devido aos possíveis erros sugiro sempre conferir o significado num dicionário.

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Arquivo do blog