didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Dobrynia Nikititch - mais um bogatyr famoso


Dobrynia Nikititch (Добрыня Никитич)

Concideram que este heroi tambem possuia prototipo real - tio do principe Vladimir que governava em Kiev. O pai do Dobrynya tambem servia ao principe de Kiev ate sua morte, deixando a viuva e o Dobrynya ainda pequeno. Dobrynya era muito inteligente, gentil, e muito diplomatico para solucionar os problemas. Existem contos epicos que falam sobre seus feitos, como ele conheceu Ilya de Murom, falam sobre casamento do Dobrynya, etc.


Veja abaixo dois desenhos sobre este personagem -
http://video.mail.ru/mail/alexgubkin/801/3478.html - história como é. Duração ~15 min
http://video.mail.ru/mail/m-svinka1/881/938.html?liked=1 - desenho humorístico. Duração ~65 min

Ilia Muromets (Ilya de Murom)


Ilya de Murom (Илья Муромец) é um dos principais heróis épicos da Rússia. Muitos acreditam que este herói possuiu um protótipo real que vivia no século XII. Dizem que até os 33 anos de idade Ilya estava paralisado e não sentia as mãos e pés, e depois recebeu uma cura milagrosa de anciãos que chegaram à casa de Ilya pedindo água para beber. Inicialmente ele não pôde atendê-los por não sentir seus membros. Eles solicitaram de novo e desta vez ele sentiu as forças para ir buscar água. Na volta falaram para ele beber a água trazida e ele obedeceu. Em seguida ordenaram beber de novo e desta vez ele sentiu em uma força desproporcional e precisou beber pela terceira vez para reduzir a força. Depois do acontecido ele foi orientado ir para servir ao Príncipe Vladimir. Também foi avisado que no caminho ao Kiev ele encontrará uma pedra muito pesada que deverá deslocar para achar as coisas necessárias para um guerreiro: o cavalo, armas e armaduras. O conto épico "Svyatogor e Ilya de Murom" conta que Ilya de Murom era aprendiz do Svyatogor e que ao morrer, ele soprou nele o espírito heróico e deu sua espada mágica "mech-kladenets" (меч-кладенец). Somente as pessoas muito especiais podiam possuir esta espada. Durante muito tempo Ilya serviu no exército do Príncipe Vladimir protegendo a Rússia. Existe uma teoria que no final da sua vida ele se tornou um monge e serviu ao Deus no principal mosteiro de Kiev. Até hoje os restos mortais do profeta Ilya estão nas cavernas deste mosteiro. Em 1988 uma comissão especial da URSS realizou o exame destes restos mortais utilizando os mais modernos métodos e equipamentos de alta precisão. Os resultados foram impressionantes: detectaram idade - 40-55 anos e revelaram os defeitos na coluna vertebral que podem servir de comprovação da paralisia dos membros, constataram que a causa da morte foi a lesão extensa no coração.
Vocês podem assistir os desenhos animados que contam sua história (em russo) - copie e cole os links, pois não são funcionais:
http://multiki.arjlover.net/info/ilya.muromec.avi.html - Este desenho conta sua história.
http://video.mail.ru/mail/alexxx960/397/582.html - um desenho recente, bem humorístico

Maiores detalhes você pode encontrar nestes sites (em russo):
http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%98%D0%BB%D1%8C%D1%8F_%D0%9C%D1%83%D1%80%D0%BE%D0%BC%D0%B5%D1%86
http://www.pravoslavie.ru/put/sv/muromec.htm

Arquivo do blog