didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Bogatyr e Vityaz - heróis defensores da Rússia

Bogatyrs ou Vityazis (Богатыри и витязи) - os títulos de heróis defensores da Rússia. Ambas as palavras não são de origem russa e os estudiosos têm diversos pontos de vista sobre a verdadeira origem destas duas palavras. Provavelmente, a primeira palavra vem de turco arcaico e significa "guerreiro valente" e a segunda vem de línguas germânicas"viquingue" - também "guerreiros".

Eram os homens de muita força (às vezes força divina) que lutavam contra as forças do mal reais e imaginárias. Os contos épicos deste tipo são chamados de BYLINA (былина), esta palavra tem origem na palavra "быль" - algo que ocorreu de verdade. Inicialmente eram as histórias contadas verbalmente e portanto sofriam exageros quando passavam de uma pessoa para outra.

São muitos os nomes de bogatyrs, mas vou contar um pouco das histórias de Ilia Muromets, Dobrynia Nikititch e Aliocha Popovitch. Vou dedicar uma postagem para cada um deles, mas hoje vou contar alguns detalhes que unem eles. O ícone desta postagem é a pintura de Viktor Vasnetsov. Esta pintura está cheia de detalhes. O pintor demorou quase 20 anos para terminar esta obra. Os bogatyrs mostrados aqui são unidos pela origem: todos são de Nordeste da Rússia (cidades de Murom, Ryazan, Rostov) e além disso, em alguns contos épicos estes heróis lutam junto em defesa do território e povo da Rússia.

As palavras "Bogatyr" ou "Vityaz" são bastante utilizados em nomes de clubes de esportes, ou forças de militares. Por exemplo, o batalhão de aviadores mais famosos da Rússia é chamado de "Русские Витязи". Se você quer saber um pouco mais sobre esta equipe de aviadores, visite este site em inglês.

Arquivo do blog