didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Vodyanoy - folclore russo


Vodyanoy (Russo: водяной, literalmente significa "aguado") é um espírito de água que aparece como um homem de idade com uma barba verde e cabelo comprido, seu corpo nú é coberto por algas e lama, geralmente possui calda coberta de escamas de peixe. Ele gosta de fazer passeios no rio e espirra alto. Normalmente ele é neutro, às vezes pode ajudar, porém, os afogamentos são considerados causados por Vodyanoy quando este se irrita com alguma coisa (ou das russalkas - "sereias"). Ele arrasta as pessoas para sua habitação debaixo d'água para servir como escravos. Ele é dono de todos os seres vivos e imaginários que vivem na água.
Confere este vídeo com imagem do Vodyanoi - http://www.youtube.com/watch?v=2n576e03Ys4 - o link é inativo, favor copiar e colar na barra de endereço.

Kot Bayun - folclore russo

Kot Bayun (Кот Баюн) - é um personagem negativo - um gato que possui voz mágica. Cantando ou contando as histórias ele faz as pessoas (ou animais) dormirem. Depois disto ele as devora. Um encontro com ele significa morte certa.

Se algum personagem (normalmente um rei) queria se livrar de outro personagem (normalmente um herói) ele o mandava captar este gato.

O verbo russo "баюкать" significa "ninar".

Zmei Gorynych - folclore russo


Zmei Gorynych (Змей Горыныч) - um dragão com 3, 6, 9 ou 12 cabeças, o representante do mal. Mais freqüentemente possui 3 cabeças e de alguma forma está relacionado ao fogo e a água (sem que um exclui o outro), às vezes voa pelo céu ou pelo menos possui asas, e expele o fogo pelas bocas, mas ao mesmo tempo pode morar no fundo do rio ou do lago, ou numa caverna, onde esconde sua riqueza e as princesas raptadas.
Zmei Gorynych costuma queimar os vilarejos e/ou os campos de safra prontos para coleta - isto sempre enfurece os moradores e faça com que alguém se elege para ir e matar o bicho. Zmei Gorynych também é bem conhecido por representar um perigo especial para as mulheres, envolvendo-se nas relações com elas.

Nome dele possui explicação dupla: por um lado pode significar "aquele que queima" proveniente do verbo "гореть", ou do substantivo "гора" - "montanha", pois mora na montanha ou é grande como uma montanha.

Baba Yaga - mais um personagem do folclore russo


Olá, agradeço pelos comentários para minha postagem anterior e fico contente que consegui agradar com este assunto. O personagem de hoje é Baba Yaga.

Baba Yaga (Баба Яга) é uma espécie de bruxa florestal. De acordo com os contos Baba Yaga consegue ordenar os animais e pássaros. Baba-Yaga normalmente possui uma perna de osso (com osso à vista) o que demonstra que ela pertence ao mundo de vivos e ao mundo de mortos ao mesmo tempo. É considerado que este personagem nasceu muito tempo atrás quando a sociedade era do tipo de matriarcado, onde as mulheres mandavam e executavam os ritos onde testavam se os adolescentes estavam prontos para a vida adulta. Elas também faziam intermediação nas relações com os mortos.
O habitat dela está numa casa sobre os pés de galinha que está escondida num denso matagal. A casa dela pode ser girada em torno do eixo, pois no seu estado normal a entrada está virada de frente para a floresta, impedindo a entrada. Tem que pronunciar alguma frase mágica para que ela vira e deixa entrar. Mas quando necessário esta casa pode ser ordenada pela voz para se deslocar para outro lugar ou até mesmo correr do perigo para salvar Baba Yaga. Tem que dizer que ela possui um meio de transporte próprio que é uma espécie de almofariz voador.

Baba - Yaga não possui um papel único:
  • pode agir como personagem negativa tentando destruir o herói ou heroína, ou, que pessoalmente rouba as crianças ou manda os gansos-cisnes roubar para ela. Ela usa as crianças para comer.
  • pode ajudar oferecendo uma assistência mágica (dar as informações necessárias ou executar alguns rituais permitindo que o herói adquire algumas características ou força necessária para executar certas tarefas). Porém ela ajuda somente as pessoas de alma pura e quem conseguiu passar nos testes dela. Muitas vezes as tarefas não poderiam ser feitas muito rapidamente e o herói precisava viver anos na casa dela servindo a ela.

Convido assistir o desenho animado no Youtube, onde vocês poderão ver e reconhecer diversos personagens e é um desenho divertido (favor copiar e colar o link na barra de endereço): http://www.youtube.com/watch?v=RWzlSmBxzQ0 - este desenho é da época da USSR e mostra um menino habilidoso que consegue vencer todos os personagens maldosos que querem comer ele no almoço.

Arquivo do blog